Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de maio de 2009

(SP) Concurso Público abre vagas para produtor cultural

Concurso Público abre vagas para produtor cultural
Rádio Inconfidência - 08/05/2009

O campo de trabalho relacionado à gestão cultural tem, cada vez mais, se profissionalizado e a consequência desse processo é o seu reconhecimento social. Uma demonstração dessa realidade é quando o poder público reconhece em seus quadros tais profissionais e abre vagas, via concurso público, para os produtores e gestores culturais. Nos últimos anos, isso tem acontecido em alguns editais como o do próprio Ministério da Cultura, o da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, entre outros. O exemplo mais recente é o da Prefeitura Municipal de São Carlos(SP) que incluiu, no concurso que será realizado neste mês de maio, duas vagas para produtores culturais a serem contratados para completar seu quadro funcional de nível superior.

O concurso, que será realizado pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal de São Carlos(SP), por meio da “Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho” – VUNESP, contempla diversas áreas e categorias. Para os candidatos às duas vagas oferecidas a produtores culturais, o conteúdo programático exigido inclui conhecimentos específicos em planejamento e gestão cultural, política cultural, economia da cultura, legislação na cultura, formatação de projetos, gestão de projetos culturais, gestão de patrocínios, entre outras capacitações.

A DUO Editorial, de Belo Horizonte, editora especializada em publicações na área da cultura, teve dois de seus títulos incluídos na bibliografia recomendada para o Concurso Público da Prefeitura Municipal de São Carlos (SP): Gestão Cultural: Profissão em Formação (2007), de Maria Helena Cunha; e O Avesso da Cena: Notas sobre Produção e Gestão Cultural (2008), de Rômulo Avelar. As provas acontecem no dia 24 de maio.

Informações: [ http://www.vunesp.com.br/concursos/pmsc0901/edital_superior2.pdf ]

Onde encontrar os livros indicados: www.duoeditorial.com.br

Nenhum comentário: